top of page

JORNAL S.PAULO SHIMBUM - Edição 25/02/2016 - Quinta Feira

 

 

 

 

PREPARAR UMA ORGANIZAÇÃO ROBUSTA

JKA BRASIL

EXAME DE GRAU E CURSO DE ARBITRAGEM / APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO

TAMBÉM DESENVOLVER ATIVIDADES OBJETIVAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sr. Yoshizo Machida ( 70 anos, 7o. Dan, Natural de Ibaraki - Jp), assumiu a Presidencia da JKA Brasil em dezembro de 2015 e diz que quer CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO ROBUSTA COMO PIRAMIDE QUE NÃO DESMORONE SEJA QUEM FOR O PRESIDENTE.

A JKA Brasil realizou em Arujá -SP na sede do Nippon C. Club o Exame de Grau e Curso de Arbitragem/ Aperfeiçoamento técnico entre os dias 19 a 21 de Fevereiro . Participaram cerca de 110 alunos do país todo.

O Presidente Machida, para realizar as suas intenções, pretende desenvolver atividades fortes de Relações Públicas com auxílio do Sr. Roberto Tanaka - Vice Presidente.

 

O EXAME DE GRAU E CURSO DE ARBITRAGEM / APERFEIÇOAMENTO TECNICO já é a 17o. vez e sempre foi realizado na CEPEUSP - USP.

O Sr. Machida assumiu o cargo de Presidente em dezembro do ano passado até então ocupado pelo Sr. Yasuyuki Sasaki (Hoje Presidente de Honra) e juntamente com Sr. Roberto Tanaka -Vice Presidente, que é o Diretor de Esportes do NCC, transferiu este evento para este Clube. O NCC possui cerca de 25.000 associados em uma área de 550.000 m2.

 

Nós não somos uma organização que realiza competições, mas atuamos como um Instituto para pesquisar e estudar as técnicas de Karate, é o que diz o Sr. Machida, neste Curso também a disciplina é bastante exigida e 15 minutos antes do início das aulas, os alunos devem se reunir e iniciar o aquecimento, e neste dia 20 (2o. dia do Curso), a aula foi iniciada precisamente as 9:00 com o REI (礼-Cumprimento).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na parte da manhã o Sr. Machida ministrou a aula dirigida aos graduados entre 4o a 6o Dan e comentou que até o ano passado não havia mais que 4 alunos com graduação 5o Dan, mas neste ano temos mais de 10 e ele pretende desenvolver ao longo do ano até o ano que vem o SHIHANKAI elevando a força desta Organização.

Segundo Sr. Machida, SHIHAN não basta ser um simples MESTRE , é necessário se tornar um modelo para os demais, a técnica de Karate é importante, mas mais importante ainda é o KOKORO (Alma), e JINKAKU (Caráter) e estava instruindo aos graduados, além das técnicas como SABAKI, o verdadeiro ESPÍRITO que precisam ter como SHIHAN.

 

Quem estava instruindo os alunos abaixo de 3o. Dan era o Mestre Yasutaka Tanaka (80 anos, 7o. Dan, Natural de Tokyo-Jp). Ele veio especialmente do Rio, onde reside, para ministrar este Curso.  Durante a segunda Guerra, chegou a residir na China,  praticava o Karate na Universidade TAKUSHOKU onde se formou e em 1959 veio ao Brasil como Imigrante de Agronomia e se instalou inicialmente em Mogi das Cruzes , mas em 1962 se mudou para o Rio de Janeiro onde reside até hoje.  Comentou que praticava o Karate na Universidade, mas jamais imaginou que um dia iria ensinar este arte marcial no Brasil. E sobre o Karate da JKA comentou que nele estão mesclados o Espírito de BUDO que veio de Okinawa e também técnicas do Kendô e de Aikidô.  O importante no Karate é o KIHON e comentou que os brasileiros pussuem muita personalidade, porém são muito dedicados de modo que é muito gratificante ensiná-los.

 

Entre os participantes deste curso, mais de 90% não são descendentes de japoneses, e as faixas etárias também variam de dez anos a sexagenários, conversando com um deles o Sr. Renato Kurihara (65 anos, Nissei)que pratica a modalidade junto com seu filho Daniel (27 anos , Sansei) desde 1999 e conta que se associou ao NCC em 1998. Muito suado por causa do treino, comentou que no Karate não existe término, sempre há algo mais a aprender, em cursos que parecem ensinar sempre a mesma coisa, sempre existem novos conhecimentos a adquirir. Disse que começou a praticar incentivando o filho, mas acabou gostando e se sente muito feliz.

 

A respeito das atividades do JKA Brasil daqui para a frente, o Sr. Roberto Tanaka - Vice Presidente comentou com muito entusiasmo mostrando muita vontade de desenvolvimento, que pretende reforçar a administração financeira da Organização, o Presidente Machida é uma pessoa muito conhecida no Brasil, é um líder mas reside em Belém do Pará , de modo que a administração ficará centrada em mim.  Para divulgarmos a JKA na sociedade Nikkei e na própria sociedade Brasileira temos que utilizar todas as Mídias e que gostaria de obter patrocínios de empresas Nikkeis.

 

 

Sensei Machida a esquerda e a direita Rogério Higashizima atleta do Nippon campeão sulamericano de karatê-Do JKA
bottom of page