

O Softbol é uma modalidade inteiramente baseada no beisebol. Seria uma versão mais “soft” (leve, em inglês) do esporte. Seu surgimento data de 1887, por membros do Clube Náutico Farragut, de Chicago, nos Estados Unidos.
Inicialmente, a intenção era fazer com que a nova modalidade fosse praticada apenas em ginásios e quadras fechadas. Sua aceitação rápida, no entanto, fez com que o esporte se expandisse para outros locais, como praças e parques norte-americanos.
A primeira liga da modalidade foi organizada por bombeiros em Minneapolis, em 1900. O nome atual só surgiria na década de 1920, quando membros da Associação Cristã dos Moços criaram o termo “softball”.
O crescimento do esporte nos Estados Unidos foi auxiliado pela excursão feita por jogadores com mais de 75 anos que em 1931 viajaram pelo país fazendo exibições. O primeiro campeonato nacional aconteceria dois anos depois, na Feira Mundial de Chicago. A Federação Internacional de Softbol, porém, só seria criada em 1952, com a participação de vinte países. A versão feminina do esporte chegou às Olimpíadas em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, e permanece até os dias atuais.
Regras
Assim como no beisebol, o principal objetivo das duas equipes é marcar mais pontos que a adversária. Os jogos são divididos em sete innings (conjunto de um ataque e uma defesa de cada time). Cada time é composto por nove jogadoras.
Em cada inning, a defesa de uma equipe se posiciona contra o ataque da outra. O objetivo do conjunto que está atacando (rebatedor) é chegar à última base (são quatro no total) do campo para marcar um ponto. Esta equipe poderá fazer isso quantas vezes quiser, até que três rebatedoras sejam eliminadas.
Uma eliminação pode acontecer de três formas. A primeira é quando a arremessadora acerta o corpo de uma das suas oponentes com a bola. A segunda, e mais comum, é quando uma jogadora de defesa recebe em qualquer base antes da chegada da atleta do ataque. A terceira acontece quando uma jogadora de defesa consegue pegar a bola rebatida pela atleta de ataque ainda no ar.
Local
O jogo de softbol é disputado em um campo com as mesmas características de um jogo de beisebol (quatro bases no formato de um diamante), mas com dimensões menores. Em vez dos 68,58 m de raio do beisebol, o campo deve ter 60,96 m de raio. A partida pode ser disputada em locais abertos ou ginásios fechados. As bases do softbol são sempre duplas, para evitar o choque entre as jogadoras de ataque e defesa. Assim, o espaço que deve ser ocupado pela atleta do ataque (pintado de laranja) é diferente daquele defendido pela da defesa (de cor branca).
Táticas
Uma das diferenças entre o beisebol e o softbol é a maneira como é feito o arremesso para a rebatedora. Em vez de ser executado de cima para baixo, o lance deve acontecer de baixo para cima. A necessidade faz com que as jogadoras tenham de realizar um movimento de giro do punho, conhecido como windmill (moinho-de-vento). Outro lance importante para o softbol é o home run. Ele acontece quando a jogadora rebate a bola na primeira base, passa por todas as outras e corre para a quarta em apenas uma tentativa. Para isso, a atleta precisa rebater com força - para mandar a bola longe - e com técnica (evitando, assim, que ela saia do campo, o que invalidaria o lance).
Equipamentos
A bola do softbol é um pouco maior que a de beisebol. São 30,4 cm de circunferência contra 22,8 cm da modalidade mais tradicional. Além disso, é feita de um material mais leve.O uniforme das jogadoras de softbol deve conter camiseta, calção, meias e calçados esportivos. O taco utilizado na modalidade, por sua vez, é feito de madeira e tem tamanho similar ao de beisebol.Depois que a defesa consegue eliminar o ataque, é o momento em que os times invertem os papéis, ou seja, quem estava atacando defende e quem estava defendendo passa a atacar. Na seqüência, todo o processo se repete até que ocorra a terceira eliminação e o fim do inning.Caso haja empate ao fim dos sete innings, será disputada uma prorrogação de três innings. Se ainda assim prevalecer a igualdade, acontece a disputa de desempate. Neste caso, cada time começa atacando com uma corredora já na segunda base, aumentando a chance de marcação de pontos.
Softbol

O incio da temporada para a prática do Softbol no Nippon Country Club atraves do departamento de Beisebol e Softbol - Nippon Blue Jays, geralmente inicia-se nos meados de Janeiro. Para a prática deste esporte não há limite de idade, podendo iniciar-se aos 6 anos de idade (T-ball) ou até 50 ou 60 anos (ladies). Portanto quem tiver interesse de aprender a jogar Softbol, poderá entrar em contato com a secretaria do clube para maiores informações ou obter informações diretamente no local (Campo do Nippon) onde sempre haverá dirigentes, técnicos, técnicas, pais ou mães que poderão dar maiores informações.
Contatos :
Telefone - 011-4655-0911